quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Trabalhos realizados com o 3º ano


















SEQUÊNCIA DIDATICA - EDUCAÇÃO MULTISSERIADA

Escola Municipal Leônidas Feitosa Pires I

Professoras responsáveis:
Nathália Alcântara Oliveira Cezana
Vanessa Behy Caribé

Séries: 1º ao 5º ano (Educação do campo)


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEMA:
Heterogeneidade

OBJETIVOS:

·         Reconhecer a diversidade presente em sala de aula e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando à construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro.

·         Conhecer e respeitar os sentimentos dos colegas da sala e de outras pessoas de seu convívio.

CONTEÚDO:

·         Diferenças e qualidades
·         Sentimentos

DURAÇÃO:
3 aulas

RECURSOS:

·         Lápis de cor
·         Lápis e borracha
·         Tesoura e cola
·         Revistas
·         Varal
·         Pregadores
·         Máquina fotográfica
·         Corações grandes e pequenos
·         Papel sulfite

ESTRATÉGIAS

·         Acolhida com roda de conversa sobre o que é qualidade? Se temos as mesmas qualidades? O que são sentimentos? Quais sentimentos temos em situações diversas do dia-a-dia?

·         Dinâmica da Qualidade: Distribuir papel e pedir para que cada um retrate o colega quanto as características físicas e as psicológicas. Recolher os desenhos e redistribuir entre a turma de modo que cada um descobrir o colega desenhado.

·         Contar o texto “O macaco pichador”.

·         Formar duplas e entregar a cada aluno, um coração grande, revistas, cola e tesoura, pedindo que procurem figuras de coisas que poderiam estar dentro do coração do outro. Após a colagem, apresentar a turmar.

·         Exposição dos corações no mural.

·         Entregar a cada aluno um coração pequeno com a frase “ Meu coração está cheio de...” pedindo que completem. Fazer a leitura para a turma e socializar as respostas.

AVALIAÇÃO


Como critérios serão considerados os índices de envolvimento do aluno nas atividades propostas, a expressão oral, suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através da ilustração do outro e a expressão dos sentimentos.

                                                 ANEXO