O PNAIC oferece aos professores de alfabetização a oportunidade de inovar as práticas pedagógicas, através dos estudos que são realizados nas formações, e individualmente. Objetivando a aquisição de novas metodologias de trabalho, visando atender as demandas da educação.
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
SEQUÊNCIA DIDATICA - EDUCAÇÃO MULTISSERIADA
Escola Municipal
Leônidas Feitosa Pires I
Professoras
responsáveis:
Nathália Alcântara
Oliveira Cezana
Vanessa Behy Caribé
Séries: 1º ao 5º ano
(Educação do campo)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA:
Heterogeneidade
OBJETIVOS:
·
Reconhecer
a diversidade presente em sala de aula e a importância da convivência pacífica
frente às diferenças, visando à construção de uma postura de tolerância e
respeito ao outro.
·
Conhecer
e respeitar os sentimentos dos colegas da sala e de outras pessoas de seu
convívio.
CONTEÚDO:
·
Diferenças
e qualidades
·
Sentimentos
DURAÇÃO:
3 aulas
RECURSOS:
·
Lápis
de cor
·
Lápis
e borracha
·
Tesoura
e cola
·
Revistas
·
Varal
·
Pregadores
·
Máquina
fotográfica
·
Corações
grandes e pequenos
·
Papel
sulfite
ESTRATÉGIAS
·
Acolhida
com roda de conversa sobre o que é qualidade? Se temos as mesmas qualidades? O
que são sentimentos? Quais sentimentos temos em situações diversas do
dia-a-dia?
·
Dinâmica
da Qualidade: Distribuir papel e pedir para que cada um retrate o colega quanto
as características físicas e as psicológicas. Recolher os desenhos e
redistribuir entre a turma de modo que cada um descobrir o colega desenhado.
·
Contar
o texto “O macaco pichador”.
·
Formar
duplas e entregar a cada aluno, um coração grande, revistas, cola e tesoura, pedindo
que procurem figuras de coisas que poderiam estar dentro do coração do outro.
Após a colagem, apresentar a turmar.
·
Exposição
dos corações no mural.
·
Entregar
a cada aluno um coração pequeno com a frase “ Meu coração está cheio de...”
pedindo que completem. Fazer a leitura para a turma e socializar as respostas.
Como critérios serão considerados os índices
de envolvimento do aluno nas atividades propostas, a expressão oral, suas
atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula
através da ilustração do outro e a expressão dos sentimentos.
ANEXO
Assinar:
Postagens (Atom)