segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Professores Alfabetizadores da Educação Multisseriada


Professores Alfabetizadores da Educação Multisseriada

Professores Alfabetizadores do 1º ano





Professores  Alfabetizadores do 1º ano

Poema de MIrian Borges

EU.....

QUERO AQUI  APRESENTAR
MINHA IDENTIDADE
MIRIAN É O MEU NOME
ITABELA É MINHA CIDADE.

NA INFÂNCIA ME PERGUNTAVAM
O QUE QUER SER QUANDO CRESCER
ENTÃO LOGO EU RESPONDIA
PROFESSORA DESEJO SER.

MEU SONHO REALIZEI
APAIXONADA PELA PROFISSÃO
TRANSMITO O QUE APRENDI
COM MUITA DEDICAÇÃO.

HOJE SOU CASADA E FELIZ
AGUARDANDO ANSIOSAMENTE
A CHEGADA DE UMA LINDA MENINA
QUE SE CHAMARÁ ANA BEATRIZ.

                   Mirian Borges

Apresentação

Relatório do desenvolvimento do PNAIC no município de  Itabela
O município de Itabela fica situado às margens da BR 101, tem aproximadamente 27.000 habitantes e é localizado no Extremo Sul da Bahia, com um clima propício para o cultivo de café, mamão, maracujá e banana.  E por tudo isso e mais condições de vida, é que o consideramos um espaço bom para o  desenvolvimento de uma excelente aprendizagem. O município tem 08 Unidades escolares que oferecem o Ensino Fundamental I, onde vivenciaremos todos as experiências proporcionadas pelo Programa PNAIC.
Mediante as transformações ocorridas na última década em todos os aspectos do ser humano, percebe-se a necessidade urgente que o educador tem em se atualizar. Desta forma, buscar inovar sua prática pedagógica através da formação continuada é reconhecida como eixo central  indispensável para o aprimoramento de sua vida profissional.
        Dentro dessa  afirmativa é que o município de Itabela, incorporou dentro de seu planejamento o advento do PNAIC, com a perspectiva de ver de fato acontecer mudanças na prática pedagógica dos discentes de Alfabetização. Esforços não foram medidos para acontecer a adesão do  Programa. Pois a Secretaria Municipal de Educação permeia o seu planejamento anual pautado no desenvolvimento de habilidades e competências dos educadores deste município, visando inserir o aluno no mundo social e aumentar o seu IDEB que ainda não é o esperado.
   Após a seleção dos orientadores de estudos, foram selecionados as professoras: Mirian Borges para orientar os professores do 1º ano, Suelen Salarini para o 2º ano, Erlândia Pereira S. Vieira para o 3º ano e Sandra da Hora para a Educação do  Campo, receberam as formações pela UFBA – Universidade Federal da Bahia.
    Iniciamos os trabalhos no mês de fevereiro com a apresentação do PNAIC no município e prosseguimos com as formações em março a cada quinze dias com a realização das formações. Em todas, fazíamos a avaliação que sempre apresentavam aceitação dos cursistas de forma proveitosa e satisfatória. Isso se deu ao fato dos trabalhos serem conduzidos com responsabilidade e pontualidade, obedecendo o cronograma programado e exposto no início da formação. Toda a programação foi rigorosamente cumprida, e percebemos que o PNAIC satisfez as perspectivas dos cursistas. Pois era oferecidos momentos de vivências, onde os problemas de sala de aula eram expostos e juntos podíamos trocar experiências. E nos momentos de dificuldades... Ah! Nos momentos de dificuldades sentávamos com a coordenadora e procurávamos solucionar o problema para que o mesmo, não afetasse o bom desenvolvimento do Programa. E sempre que era necessário recorríamos à Secretaria Municipal de educação.

    Outro aspecto que consideramos relevante é que no município, o PNAIC foi encarado como uma proposta nova de fazer uma escola inovadora e que correspondesse com as ansiedades dos professores e os desafios que enfrentam diariamente. Sendo assim, percebemos que se não no total, mas um grande percentual de ansiedades foram preenchidas. Podemos fazer essa afirmativa, diante dos resultados obtidos na aprendizagem dos alunos.


Apresentação

Apresentação


          O PNAIC  oferece  aos professores de alfabetização a oportunidade de inovar as práticas pedagógicas, através dos estudos que são realizados nas formações, e individualmente. Objetivando a aquisição de novas metodologias de trabalho, visando atender as demandas da educação.
         A formação continuada proporciona ao educador uma melhor qualidade para sua prática educacional, por isso, deve ser contemplada por todo profissional que busca estar atualizado de acordo com as exigências dos Parâmetros Curriculares.
         O papel fundamental da educação no crescimento dos indivíduos e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo e aponta para a necessidade de se construir uma sociedade voltada para a formação e crescimento intelectual dos cidadãos.
         No decorrer da formação, foi fundamental compreender o entrelaçamento entre teoria e prática e a finalidade de cada uma, no contexto educacional. Haja vista que o Programa proporciona ao educador orientações necessárias a vivenciar novas estratégias para aplicação das atividades em sala de aula, visando não só alfabetizar o aluno, mas também inseri-lo no letramento.
         Este webfólio é o relato da realização das formações realizadas com professores alfabetizadores do município de Itabela. E aqui estão reunidas amostras das atividades desenvolvidas com as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I.
         Tal webfólio objetiva demonstrar de forma clara, os conhecimentos construídos e adquiridos durante a formação e aplicação das unidades de estudos, provocando reflexões sobre o que, quando, como e para que alfabetizar letrando, envolvendo não apenas a sala de aula, mas também toda a comunidade educacional. E que essas descobertas sirvam para o sucesso dos envolvidos dentro e fora da escola.
         Foram trabalhadas as unidades que trazem em seu estudo, assuntos que são  indispensáveis para as aulas das salas de alfabetização, com sugestões de atividades lúdicas, interativas, criativas e dinâmicas, separadas nas seguintes estruturas: Unidade 01 – Currículo, e Avaliação; Unidade 02– Planejamento e Organização da Rotina Didática; Unidade 03 – Ortografia e direitos em Matemática; Unidade 04 – Consciência Fonológica ; Unidade 05– Os gêneros textuais e diversidade; Unidade 06 –Sequências didáticas e projetos didáticos: Unidade 07 – A heterogeneidade e a diversidade em sala de aula: Unidade 08 – O direito em Artes . Vale salientar, que todas as teorias trabalhadas  abordam  de maneira significativa o desenvolvimento do letramento dos alunos envolvidos nas primeiras séries iniciais do fundamental I.
         Os trabalhos aqui demonstrados foram realizadas nas escolas do nosso município.        São essas definições que nortearam as ações práticas, que dialogaram com a perspectiva de que “A vida é um constante aprender, a cada dia é preciso aprimorar os conhecimentos”.
        Estudar pressupõe um processo contínuo de mudança, desta forma, procuramos ao longo do processo do programa, transmitir aos alfabetizadores  que o professor é um mediador do conhecimento e que precisa oferecer uma educação onde o discente é o protagonista do próprio saber.
                Este webfólio procura enfocar o fazer pedagógico, abordando relatos da prática dos professores alfabetizadores, relativos à metodologia sugerida pelo PNAIC e suas implicações no processo ensino aprendizagem.