segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Apresentação

Apresentação


          O PNAIC  oferece  aos professores de alfabetização a oportunidade de inovar as práticas pedagógicas, através dos estudos que são realizados nas formações, e individualmente. Objetivando a aquisição de novas metodologias de trabalho, visando atender as demandas da educação.
         A formação continuada proporciona ao educador uma melhor qualidade para sua prática educacional, por isso, deve ser contemplada por todo profissional que busca estar atualizado de acordo com as exigências dos Parâmetros Curriculares.
         O papel fundamental da educação no crescimento dos indivíduos e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar do novo e aponta para a necessidade de se construir uma sociedade voltada para a formação e crescimento intelectual dos cidadãos.
         No decorrer da formação, foi fundamental compreender o entrelaçamento entre teoria e prática e a finalidade de cada uma, no contexto educacional. Haja vista que o Programa proporciona ao educador orientações necessárias a vivenciar novas estratégias para aplicação das atividades em sala de aula, visando não só alfabetizar o aluno, mas também inseri-lo no letramento.
         Este webfólio é o relato da realização das formações realizadas com professores alfabetizadores do município de Itabela. E aqui estão reunidas amostras das atividades desenvolvidas com as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I.
         Tal webfólio objetiva demonstrar de forma clara, os conhecimentos construídos e adquiridos durante a formação e aplicação das unidades de estudos, provocando reflexões sobre o que, quando, como e para que alfabetizar letrando, envolvendo não apenas a sala de aula, mas também toda a comunidade educacional. E que essas descobertas sirvam para o sucesso dos envolvidos dentro e fora da escola.
         Foram trabalhadas as unidades que trazem em seu estudo, assuntos que são  indispensáveis para as aulas das salas de alfabetização, com sugestões de atividades lúdicas, interativas, criativas e dinâmicas, separadas nas seguintes estruturas: Unidade 01 – Currículo, e Avaliação; Unidade 02– Planejamento e Organização da Rotina Didática; Unidade 03 – Ortografia e direitos em Matemática; Unidade 04 – Consciência Fonológica ; Unidade 05– Os gêneros textuais e diversidade; Unidade 06 –Sequências didáticas e projetos didáticos: Unidade 07 – A heterogeneidade e a diversidade em sala de aula: Unidade 08 – O direito em Artes . Vale salientar, que todas as teorias trabalhadas  abordam  de maneira significativa o desenvolvimento do letramento dos alunos envolvidos nas primeiras séries iniciais do fundamental I.
         Os trabalhos aqui demonstrados foram realizadas nas escolas do nosso município.        São essas definições que nortearam as ações práticas, que dialogaram com a perspectiva de que “A vida é um constante aprender, a cada dia é preciso aprimorar os conhecimentos”.
        Estudar pressupõe um processo contínuo de mudança, desta forma, procuramos ao longo do processo do programa, transmitir aos alfabetizadores  que o professor é um mediador do conhecimento e que precisa oferecer uma educação onde o discente é o protagonista do próprio saber.
                Este webfólio procura enfocar o fazer pedagógico, abordando relatos da prática dos professores alfabetizadores, relativos à metodologia sugerida pelo PNAIC e suas implicações no processo ensino aprendizagem.

       
 

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