
O PNAIC oferece
aos professores de alfabetização a oportunidade de inovar as práticas
pedagógicas, através dos estudos que são realizados nas formações, e
individualmente. Objetivando a aquisição de novas metodologias de trabalho,
visando atender as demandas da educação.
A formação continuada proporciona ao
educador uma melhor qualidade para sua prática educacional, por isso, deve ser
contemplada por todo profissional que busca estar atualizado de acordo com as
exigências dos Parâmetros Curriculares.
O papel fundamental da educação no
crescimento dos indivíduos e das sociedades amplia-se ainda mais no despertar
do novo e aponta para a necessidade de se construir uma sociedade voltada para
a formação e crescimento intelectual dos cidadãos.
No decorrer da formação, foi
fundamental compreender o entrelaçamento entre teoria e prática e a finalidade
de cada uma, no contexto educacional. Haja vista que o Programa proporciona ao
educador orientações necessárias a vivenciar novas estratégias para aplicação
das atividades em sala de aula, visando não só alfabetizar o aluno, mas também
inseri-lo no letramento.
Este webfólio é o relato da realização
das formações realizadas com professores alfabetizadores do município de
Itabela. E aqui estão reunidas amostras das atividades desenvolvidas com as
turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I.
Tal webfólio objetiva demonstrar de
forma clara, os conhecimentos construídos e adquiridos durante a formação e
aplicação das unidades de estudos, provocando reflexões sobre o que, quando,
como e para que alfabetizar letrando, envolvendo não apenas a sala de aula, mas
também toda a comunidade educacional. E que essas descobertas sirvam para o
sucesso dos envolvidos dentro e fora da escola.
Foram trabalhadas as unidades que
trazem em seu estudo, assuntos que são
indispensáveis para as aulas das salas de alfabetização, com sugestões
de atividades lúdicas, interativas, criativas e dinâmicas, separadas nas
seguintes estruturas: Unidade 01 – Currículo, e Avaliação; Unidade 02–
Planejamento e Organização da Rotina Didática; Unidade 03 – Ortografia e
direitos em Matemática; Unidade 04 – Consciência Fonológica ; Unidade 05– Os
gêneros textuais e diversidade; Unidade 06 –Sequências didáticas e projetos
didáticos: Unidade 07 – A heterogeneidade e a diversidade em sala de aula:
Unidade 08 – O direito em Artes . Vale salientar, que todas as teorias
trabalhadas abordam de maneira significativa o desenvolvimento do
letramento dos alunos envolvidos nas primeiras séries iniciais do fundamental
I.
Os trabalhos aqui demonstrados foram
realizadas nas escolas do nosso município. São essas definições que nortearam as
ações práticas, que dialogaram com a perspectiva de que “A vida é um constante
aprender, a cada dia é preciso aprimorar os conhecimentos”.
Estudar pressupõe um processo contínuo
de mudança, desta forma, procuramos ao longo do processo do programa,
transmitir aos alfabetizadores que o
professor é um mediador do conhecimento e que precisa oferecer uma educação
onde o discente é o protagonista do próprio saber.
Este webfólio procura enfocar o
fazer pedagógico, abordando relatos da prática dos professores alfabetizadores,
relativos à metodologia sugerida pelo PNAIC e suas implicações no processo
ensino aprendizagem.
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