segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Apresentação

Relatório do desenvolvimento do PNAIC no município de  Itabela
O município de Itabela fica situado às margens da BR 101, tem aproximadamente 27.000 habitantes e é localizado no Extremo Sul da Bahia, com um clima propício para o cultivo de café, mamão, maracujá e banana.  E por tudo isso e mais condições de vida, é que o consideramos um espaço bom para o  desenvolvimento de uma excelente aprendizagem. O município tem 08 Unidades escolares que oferecem o Ensino Fundamental I, onde vivenciaremos todos as experiências proporcionadas pelo Programa PNAIC.
Mediante as transformações ocorridas na última década em todos os aspectos do ser humano, percebe-se a necessidade urgente que o educador tem em se atualizar. Desta forma, buscar inovar sua prática pedagógica através da formação continuada é reconhecida como eixo central  indispensável para o aprimoramento de sua vida profissional.
        Dentro dessa  afirmativa é que o município de Itabela, incorporou dentro de seu planejamento o advento do PNAIC, com a perspectiva de ver de fato acontecer mudanças na prática pedagógica dos discentes de Alfabetização. Esforços não foram medidos para acontecer a adesão do  Programa. Pois a Secretaria Municipal de Educação permeia o seu planejamento anual pautado no desenvolvimento de habilidades e competências dos educadores deste município, visando inserir o aluno no mundo social e aumentar o seu IDEB que ainda não é o esperado.
   Após a seleção dos orientadores de estudos, foram selecionados as professoras: Mirian Borges para orientar os professores do 1º ano, Suelen Salarini para o 2º ano, Erlândia Pereira S. Vieira para o 3º ano e Sandra da Hora para a Educação do  Campo, receberam as formações pela UFBA – Universidade Federal da Bahia.
    Iniciamos os trabalhos no mês de fevereiro com a apresentação do PNAIC no município e prosseguimos com as formações em março a cada quinze dias com a realização das formações. Em todas, fazíamos a avaliação que sempre apresentavam aceitação dos cursistas de forma proveitosa e satisfatória. Isso se deu ao fato dos trabalhos serem conduzidos com responsabilidade e pontualidade, obedecendo o cronograma programado e exposto no início da formação. Toda a programação foi rigorosamente cumprida, e percebemos que o PNAIC satisfez as perspectivas dos cursistas. Pois era oferecidos momentos de vivências, onde os problemas de sala de aula eram expostos e juntos podíamos trocar experiências. E nos momentos de dificuldades... Ah! Nos momentos de dificuldades sentávamos com a coordenadora e procurávamos solucionar o problema para que o mesmo, não afetasse o bom desenvolvimento do Programa. E sempre que era necessário recorríamos à Secretaria Municipal de educação.

    Outro aspecto que consideramos relevante é que no município, o PNAIC foi encarado como uma proposta nova de fazer uma escola inovadora e que correspondesse com as ansiedades dos professores e os desafios que enfrentam diariamente. Sendo assim, percebemos que se não no total, mas um grande percentual de ansiedades foram preenchidas. Podemos fazer essa afirmativa, diante dos resultados obtidos na aprendizagem dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário