Relatório do desenvolvimento do
PNAIC no município de Itabela
O município de Itabela fica situado às margens da BR 101, tem
aproximadamente 27.000 habitantes e é localizado no Extremo Sul da Bahia, com
um clima propício para o cultivo de café, mamão, maracujá e banana. E por tudo isso e mais condições de vida, é
que o consideramos um espaço bom para o
desenvolvimento de uma excelente aprendizagem. O município tem 08
Unidades escolares que oferecem o Ensino Fundamental I, onde vivenciaremos
todos as experiências proporcionadas pelo Programa PNAIC.
Mediante as transformações ocorridas na última década em todos
os aspectos do ser humano, percebe-se a necessidade urgente que o educador tem
em se atualizar. Desta forma, buscar inovar sua prática pedagógica através da
formação continuada é reconhecida como eixo central indispensável para o aprimoramento de sua
vida profissional.
Dentro dessa afirmativa é que o município de Itabela,
incorporou dentro de seu planejamento o advento do PNAIC, com a perspectiva de
ver de fato acontecer mudanças na prática pedagógica dos discentes de Alfabetização.
Esforços não foram medidos para acontecer a adesão do Programa. Pois a Secretaria Municipal de
Educação permeia o seu planejamento anual pautado no desenvolvimento de
habilidades e competências dos educadores deste município, visando inserir o
aluno no mundo social e aumentar o seu IDEB que ainda não é o esperado.
Após a seleção dos
orientadores de estudos, foram selecionados as professoras: Mirian Borges para
orientar os professores do 1º ano, Suelen Salarini para o 2º ano, Erlândia
Pereira S. Vieira para o 3º ano e Sandra da Hora para a Educação do Campo, receberam as formações pela UFBA –
Universidade Federal da Bahia.
Iniciamos os trabalhos
no mês de fevereiro com a apresentação do PNAIC no município e prosseguimos com
as formações em março a cada quinze dias com a realização das formações. Em
todas, fazíamos a avaliação que sempre apresentavam aceitação dos cursistas de
forma proveitosa e satisfatória. Isso se deu ao fato dos trabalhos serem
conduzidos com responsabilidade e pontualidade, obedecendo o cronograma
programado e exposto no início da formação. Toda a programação foi
rigorosamente cumprida, e percebemos que o PNAIC satisfez as perspectivas dos
cursistas. Pois era oferecidos momentos de vivências, onde os problemas de sala
de aula eram expostos e juntos podíamos trocar experiências. E nos momentos de
dificuldades... Ah! Nos momentos de dificuldades sentávamos com a coordenadora
e procurávamos solucionar o problema para que o mesmo, não afetasse o bom
desenvolvimento do Programa. E sempre que era necessário recorríamos à
Secretaria Municipal de educação.
Outro aspecto que
consideramos relevante é que no município, o PNAIC foi encarado como uma
proposta nova de fazer uma escola inovadora e que correspondesse com as
ansiedades dos professores e os desafios que enfrentam diariamente. Sendo
assim, percebemos que se não no total, mas um grande percentual de ansiedades
foram preenchidas. Podemos fazer essa afirmativa, diante dos resultados obtidos
na aprendizagem dos alunos.
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