COLÉGIO MUNICIPAL CARLOS ALBERTO
DE SOUZA PARRACHO
RUTENÉLIA DE JESUS OLIVEIRA (3º
ANO)
ORIENTADORA- ERLANDIA PEREIRA
SEBASTIÃO VIEIRA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CANTIGA DE
RODA
ITABELA-BA
2013
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CANTIGA DE RODA
Lendo o mundo por meio de cantiga de roda.
Objetivos:
·
Pesquisar sobre as diferentes
cantigas de rodas que existem.
·
Despertar no aluno a
curiosidade de ler um novo gênero textual.
·
Identificar rimas presentes
nas cantigas de rodas, instigando a curiosidade dos alunos através da leitura,
escrita e interpretação.
·
Resgatar os conhecimentos
prévios dos alunos e os seus valores culturais.
Conteúdos:
·
Cantigas de rodas;
·
Leitura e interpretação;
·
Gênero e número do
substantivo;
·
O uso dos dicionários;
·
Ditado de palavras e textos;
·
Formação de frases.
Tempo Estimado: 06 dias
Material Necessário:
·
Computador com acesso a
internet, textos digitalizados e fatiados, dicionários, livros, micro system,
pen drive, câmara digital, papel madeira, piloto, cola, cd, fita adesiva, lousa.
Direitos de aprendizagem contemplados:
Análise
linguística
·
Conhecer a ordem alfabética e
seus usos em diferentes gêneros;
·
Segmenta oralmente as sílabas
de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho;
·
Identifica semelhanças sonoras
em sílabas e em rimas;
·
Lê, ajustando a pauta sonora
ao escrito.
Leitura
·
Lê textos ( poemas, canções,
tirinhas, textos em tradição oral, dentre outros), com autonomia;
·
Lê em voz alta, com fluência,
em diferentes situações;
·
Interpreta frases e
expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
·
Sabe procurar no dicionário
os significados das palavras.
Produção de textos escritos
·
Produz textos de diferentes
gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
·
Organiza o texto, dividindo-o
em tópicos e parágrafos.
Oralidade
·
Escuta com atenção textos de
diferentes gêneros sobretudo os mais formais, comuns em situação pública,
analisando-os criticamente.
·
Analisa a pertinência e a
consistência de textos orais, considerando a finalidade e características dos
gêneros.
·
Reconhece a diversidade
linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais ,
sociais, de faixa etária, de gêneros dentre outras.
·
Relaciona fala e escrita,
tendo em visa a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e
os diferentes gêneros textuais.
Análise linguística
·
Reconhece gêneros textuais e
seus contextos de produção.
·
Pontua o texto
·
Segmenta palavras em textos.
Desenvolvimento:
·
1º dia: Conversei com os alunos
sobre cantiga de roda, perguntando-lhes o que sabem o que é, e se já leram e cantaram.
Em seguida apresentei uma lista com nomes de cantigas de rodas para os alunos,
perguntando-lhes se conhece algumas dessas cantigas fazendo questionamento oralmente.
Após o diálogo vou distribuir tiras com vários títulos de cantigas de rodas
para organizar na ordem alfabética.
·
2º dia: Distribui o texto
digitalizado da Linda Rosa Juvenil para os alunos solicitando que leia e após
iremos cantar, e interpretar o texto, pesquisar no dicionário o significado das
palavras ADORMECER, CRESCER, DESPERTAR,
o qual será realizado em grupo.
·
3º dia: Apresentei a cantiga de roda
Pai Francisco, realizando uma leitura coletiva, depois distribuirá tiras do
texto fatiado para os alunos organizar na ordem certa, colando no cartaz,
explorando gênero do substantivo e os significados das palavras, BALAIO, ALGODÃO, CORAÇÃO, em grupo
registrando no papel o significado de cada uma, formando frase.
·
4º dia: Trouxe para sala o texto da
cantiga de roda Balaio, solicitando os alunos que identifique nos textos
palavras que rima , circulando-as. Em seguida dividirei a sala em grupo e
distribuirei as figuras do BALAIO,
ALGODÃO. CORAÇÃO para registrar nos cartaz palavras que tem a mesma sílaba
inicial e final formando frases no seu caderno com estas palavras.
·
5º dia: Dividi a sala em três grupos
para ensaiar as cantigas de rodas, escolhidas por eles: A Linda Rosa Juvenil,
Balaio, Pai Francisco, as quais serão apresentadas no dia seguinte com
coreografia e dramatização. Essas cantigas são muito importantes, pois
pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração em geração as quais
fazem parte do folclore brasileiro, proporcionando as crianças divertimento,
alegria com melodias e ritmos equivalentes a cultura local, com letras de fácil
compreensão e temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo
imaginário.
·
6º dia: A culminância será:
apresentação, dramatização das cantigas de rodas com coreografias para todo
publico da escola.
Avaliação:
A avaliação será através da participação, atividades de leitura,
escrita e interpretação, trabalho em grupo, pesquisas.
ANEXO
Nenhum comentário:
Postar um comentário