sexta-feira, 4 de outubro de 2013

COLÉGIO MUNICIPAL CARLOS ALBERTO DE SOUZA PARRACHO
RUTENÉLIA DE JESUS OLIVEIRA (3º ANO)
ORIENTADORA- ERLANDIA PEREIRA SEBASTIÃO VIEIRA



SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CANTIGA DE RODA


 ITABELA-BA
2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CANTIGA DE RODA

          Lendo o mundo por meio de cantiga de roda.

Objetivos:
·         Pesquisar sobre as diferentes cantigas de rodas que existem.
·         Despertar no aluno a curiosidade de ler um novo gênero textual.
·         Identificar rimas presentes nas cantigas de rodas, instigando a curiosidade dos alunos através da leitura, escrita e interpretação.
·         Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos e os seus valores culturais.

Conteúdos:
·         Cantigas de rodas;
·         Leitura e interpretação;
·         Gênero e número do substantivo;
·         O uso dos dicionários;
·         Ditado de palavras e textos;
·         Formação de frases.

Tempo Estimado:   06 dias

Material Necessário:
·         Computador com acesso a internet, textos digitalizados e fatiados, dicionários, livros, micro system, pen drive, câmara digital, papel madeira, piloto, cola, cd, fita adesiva, lousa.

Direitos de aprendizagem contemplados:
Análise linguística
·         Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·         Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho;
·         Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·         Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.


Leitura
·         Lê textos ( poemas, canções, tirinhas, textos em tradição oral, dentre outros), com autonomia;
·         Lê em voz alta, com fluência, em diferentes situações;
·         Interpreta frases e expressões em textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
·         Sabe procurar no dicionário os significados das palavras.

Produção de textos escritos
·         Produz textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
·         Organiza o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.

Oralidade
·         Escuta com atenção textos de diferentes gêneros sobretudo os mais formais, comuns em situação pública, analisando-os criticamente.
·         Analisa a pertinência e a consistência de textos orais, considerando a finalidade e características dos gêneros.
·         Reconhece a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais , sociais, de faixa etária, de gêneros dentre outras.
·         Relaciona fala e escrita, tendo em visa a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.

Análise linguística
·         Reconhece gêneros textuais e seus contextos de produção.
·         Pontua o texto
·         Segmenta palavras em textos.


Desenvolvimento:

·         1º dia: Conversei com os alunos sobre cantiga de roda, perguntando-lhes o que sabem o que é, e se já leram e cantaram. Em seguida apresentei uma lista com nomes de cantigas de rodas para os alunos, perguntando-lhes se conhece algumas dessas cantigas fazendo questionamento oralmente. Após o diálogo vou distribuir tiras com vários títulos de cantigas de rodas para organizar na ordem alfabética.

·         2º dia: Distribui o texto digitalizado da Linda Rosa Juvenil para os alunos solicitando que leia e após iremos cantar, e interpretar o texto, pesquisar no dicionário o significado das palavras ADORMECER, CRESCER, DESPERTAR, o qual será realizado em grupo.

·         3º dia: Apresentei a cantiga de roda Pai Francisco, realizando uma leitura coletiva, depois distribuirá tiras do texto fatiado para os alunos organizar na ordem certa, colando no cartaz, explorando gênero do substantivo e os significados das palavras, BALAIO, ALGODÃO, CORAÇÃO, em grupo registrando no papel o significado de cada uma, formando frase.

·         4º dia: Trouxe para sala o texto da cantiga de roda Balaio, solicitando os alunos que identifique nos textos palavras que rima , circulando-as. Em seguida dividirei a sala em grupo e distribuirei as figuras do BALAIO, ALGODÃO. CORAÇÃO para registrar nos cartaz palavras que tem a mesma sílaba inicial e final formando frases no seu caderno com estas palavras.

·         5º dia: Dividi a sala em três grupos para ensaiar as cantigas de rodas, escolhidas por eles: A Linda Rosa Juvenil, Balaio, Pai Francisco, as quais serão apresentadas no dia seguinte com coreografia e dramatização. Essas cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração em geração as quais fazem parte do folclore brasileiro, proporcionando as crianças divertimento, alegria com melodias e ritmos equivalentes a cultura local, com letras de fácil compreensão e temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário.

·         6º dia: A culminância será: apresentação, dramatização das cantigas de rodas com coreografias para todo publico da escola.

Avaliação:

A avaliação será através da participação, atividades de leitura, escrita e interpretação, trabalho em grupo, pesquisas.


                                                   ANEXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário