Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade
Certa
Distrito de Monte Pascoal - Itabela Escola Mul Profª Emília Monteiro Rodrigues
Ano: 1º Profª Alfabetizadora: Angela Mª Rabello Pereira
Orientador de estudo: Mirian Borges
Distrito de Monte Pascoal - Itabela Escola Mul Profª Emília Monteiro Rodrigues
Ano: 1º Profª Alfabetizadora: Angela Mª Rabello Pereira
Orientador de estudo: Mirian Borges
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CANTIGAS DE RODA
Apresentação
Cantigas de roda são um tipo de canção popular, que está
diretamente relacionada com a brincadeira de roda. É comum em todo o Brasil e
faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias
crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como
melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão,
temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário, também
podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico.
Hoje em dia não muito presente na
realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes, é
geralmente usada para entretenimento de crianças de todas as idades em
locais como colégios, creches, parques, etc. As cantigas hoje conhecidas no
Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. As
mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país.
Considerando
o universo infantil como um espaço especial de ensino/aprendizagem, o tema
proposto permite resgatar as manifestações artísticas folclóricas por meio da
musicalidade, inserida num conjunto amplo de atividades pedagógicas.
A
música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da
educação do povo. François Guizot
Conteúdos
Leitura e escrita;
Produção coletiva;
Construção de gráfico;
Desenhos ilustrativos;
Leitura e escrita;
Produção coletiva;
Construção de gráfico;
Desenhos ilustrativos;
Área
de aprendizagem
Ø Língua
Portuguesa;
Ø
Matemática;
ØHistória;
Ø
Arte.
ØTransversalidade
(Ética, cidadania)
Habilidades
ü Conhecer os usos e funções da leitura
e escrita no contexto da musicalidade;
üIdentificar as situações que envolvam o
gênero cantiga de roda;
üParticipar de situações coletivas de
comunicação musical mediada pelo professor;
üConstruir coletivamente gráficos e compreendê-lo;
üUsar a criatividade por meio de desenhos, colaborando com o outro, bem como
respeitando a opinião alheia.
üCompreender e respeitar diferenças e
opiniões diferentes existentes num grupo de convívio.
TEMPO ESTIMADADO : 05 AULAS
MATERIAL NECESSÁRIO: Cartazes, atividades impressas, lápis de cor, lápis,
borracha, caderno, textos fatiados, instrumentos musicais (sucata).
1ª etapa
Roda
de conversa: Questionamento com os alunos sobre folclore e o gênero em estudo:
cantigas de roda, estimulando-os para as atividades que serão propostas.
Apresentando um repertório musical para que o assunto seja atrativo e desta
maneira, contribua com o avanço na leitura e escrita. Exemplo:
q
qO cravo e a rosa
qNa loja do Mestre André
qPeixe vivo
qMaria comeu pimenta
qPirulito que bate-bate
qSamba Lelê
2ª etapa
Leitura
dirigida pelo professor de trecho de música ou música completa para que o aluno acompanhe,
identifique palavras ou frases, interagindo com apoio e confiança. Reescrever
palavras, Registrar novas palavras a partir das atividades propostas.
Considerar que todos comentem sobre o que gostou ou não. Observar se
contribuiu para o avanço das hipóteses.
3ª Etapa
Disponibilizar
textos fatiados das músicas em estudo para a montagem na sequência correta,
palavras para leitura,demais atividades
complementares aguçando a leitura/escrita com dinamismo. Objetivar sempre que a
criança olhe o material e participe da busca de informação, enriquecendo os
seus conhecimentos.
4ª Etapa
Apresentar um quadro previamente elaborado para a escolha da
cantiga preferida, considerando importante a decisão do aluno. Esse trabalho
coletivo ganha ênfase no tocante a escolha individual, o seu direito de
escolher, bem como o saber ouvir e falar, devem ser valorizados. Explorar o
gráfico de acordo a necessidade da turma, nesse caso, serão feitas as mediações necessárias para a
interpretação e cálculos, mediante o questionamento dirigido
5ª Etapa
Disponibilizar de papel, lápis, borracha e lápis de cor, ofertar aos alunos tempo e espaço para que os mesmos ilustrem com a sua interpretação da música escolhida pela classe. Ouvir o significado dos desenhos apresentados, fazer mediações sempre que for necessário.
Disponibilizar de papel, lápis, borracha e lápis de cor, ofertar aos alunos tempo e espaço para que os mesmos ilustrem com a sua interpretação da música escolhida pela classe. Ouvir o significado dos desenhos apresentados, fazer mediações sempre que for necessário.
6ª Etapa
Explorar no pátio da escola, algumas cantigas de roda, cada aluno com um instrumento musical ( sucata ).
Explorar no pátio da escola, algumas cantigas de roda, cada aluno com um instrumento musical ( sucata ).
AVALIAÇÃO
Durante as aulas, observar se os alunos
acompanharam as propostas apresentadas,
se contribuíram com o desempenho, valendo-se da participação contínua e o
desenvolvimento nas áreas definidas, bem como a socialização e o gosto pelo
gênero em estudo, consequentemente favorecendo
o avanço nas hipóteses de escrita
e leitura com satisfação.
sário
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir